

Na sociedade contemporânea, na qual as informaçõesĪmong the different kinds of new computer arts, fractal art is one with a strong mathematical background. Introdução A matemática está presente no cotidiano dos indivíduos e é a linguagem da ciência e da natureza, por isso o seu ensino e aprendizado são elementos importantes para o desenvolvimento de diversas habilidades humanas e, consequentemente, o progresso de uma nação. A integração do conteúdo visual ao ensino da matemática estimula a criatividade, desenvolve a atenção e favorece o aprendizado. A partir das discussões propostas, percebeu-se que arte e matemática são duas áreas aparentemente distintas, mas com um forte entrelaçamento histórico que são complementares.

Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, com características teórico-metodológicas que abordará a relação entre matemática e arte, visualizando a matemática e competência docente no ensino da matemática. Dessa forma, pretende-se discutir a arte como área de conhecimento complementar no ensino e aprendizado da matemática. Diante da realidade da educação brasileira, sobretudo do ensino da matemática, pode-se considerar fundamental a proposição de métodos diversos de ensino e aprendizagem para a vislumbrar a melhoria dos índices atuais. The conclusion is reached that the interaction that occurs between our embodied patterns and the obscure patterns in Pollock's drip paintings is unavailable to our conscious mind though it affects us on a deeper level and thus takes on the subjective feel of being, in a sense, metaphysical.Ī matemática está presente no cotidiano dos indivíduos e é a linguagem da ciência e da natureza, por isso o seu ensino e aprendizado são elementos importantes para o desenvolvimento de diversas habilidades humanas.

A speculative hypothesis is offered for why we are so adept at recognizing and creating natural patterns: we embody some of the very patterns that are ubiquitous in the natural world in which we evolved. Drawing on theories in psychology about the role that patterns play in human cognition and various other insights from the mind sciences, it is argued here that it is possible to account for some features of our aesthetic experience with some types of visual art, such as Jackson Pollock's famous drip paintings, by appealing to our evolved pattern recognition capabilities.

This paper addresses the philosophical problem of how a physical conceptualization of mind can account for the "metaphysical" experience of being moved by a work of art.
